Mundo Bíblia (Jonadabe - Yonadav)

Thursday, December 28, 2006

666


A Bíblia menciona o número 666 e o indica como maléfico. Tal menção ocorre em Apocalipse, cujo significado é Revelação, o último livro do compêndio bíblico.

Aquele que tem entendimento, calcule o número da besta; porque é o número de um homem, e o seu número é seiscentos e sessenta e seis.
Apocalipse 13:18

Segundo os versículos 16 e 17 do mesmo capítulo de Apocalipse, este número será grafado na testa e na mão dos que viverem sob o domínio da Besta, em um processo semelhante à tessera, em q os escravos romanos tinham a mão direita com uma marca gravada.

A numerologia bíblica destaca o número 6 como símbolo de imperfeição; é o número do homem. Entenda-se, por "homem", a raça humana. O 666 é, portanto, um conjunto de números 6. É conhecido como "Marca da Besta" ou "Número da Besta"; alguns manuscritos trazem 616. O livro de Apocalipse é de difícil interpretação, dado q seu conteúdo é altamente alegórico. Essa dificuldade gera margem a interpretações errôneas e, muitas vezes, infundadas ou, ainda, fantasiosas.

O fato é q muitas superstições em torno do número acabam por misturar e confundir seu significado descrito na Bíblia com coincidências e desinformação. Diversas teorias tentam explicar o surgimento e aparição da Besta do Apocalipse por meio de somas aleatórias, transformação de caracteres de nomes de pessoas famosas em números, somas de anos, e muitos outros modos.

É óbvio q a matemática é importante na decifração ou melhor entendimento do 666. Mas muitas especulações surgiram e surgem da combinação de números ao longo do tempo, assim como tb da utilização do nome "Besta". Alguns exemplos podem ser observados.
  • Sabe-se q o latim, o grego e o hebraico usavam letras em lugar de algarismos. Desse modo, letras funcionavam como números. Ao se trocar letras por números, pode-se chegar ao famigerado 666.

  • Existe muita agitação não só em torno do número como tb do nome "Besta", q no Brasil ganhou fama com um automóvel (do tipo van) Besta, fabricada por uma montadora sul-coreana. Já em Bruxelas, na Bélgica, um super computador foi batizado com o mesmo nome.

  • Império Romano
    No sistema de numeração romano, os números são compostos por múltiplos de 1 e 5, perfazendo 6, seja em unidades, dezenas ou centenas. Assim, a marca do império romano vem da simples utilização dos números I, V, X, L, C e D. A soma, respectivamente 1 + 5 + 10 + 50 + 100 + 500 (666), dá origem a uma série de superstições.

  • Imperador Nero
    Nero foi um famoso imperador romano; o nome "Neron Caesar" (César Nero) em grego vertido para o hebraico resulta em 666:
    NVRNRSQ  
    5062005020060100=666

  • Versículo
    Há quem diga q o próprio versículo bíblico do Apocalipse q fala da Besta (já transcrito no início dessa postagem) tem relação com o número. Por ser versículo 18, seria 3 x 6 (6 + 6 + 6) = 666.

  • Rápidas
    - A soma dos valores de todas as moedas japonesas (500, 100, 50, 10, 5, 1) é 666.

    - Em 06/06/06 aconteceu o lançamento da refilmagem do filme "A Profecia".

    - A vida na terra é fundamentada em moléculas orgânicas baseadas no Carbono-12, cujo átomo é formado por 6 prótons e 6 nêutrons no núcleo, cercado por 6 elétrons.

Dada a vastidão do assunto, é impossível esgotá-lo aqui. Mas considerando q é um assunto bíblico, cabe sua menção de modo a ressaltar q o 666 do Apocalipse está além de simples combinações de números sem qualquer base. É preciso um estudo profundo das Escrituras e de conteúdos escatológicos p/ se chegar a elementos q ofereçam uma compreensão mais acurada do assunto.
http://mundobiblia.blogspot.com/ Mundo Bíblia, Jonadabe Costa, Jonadabe R. Costa, Bíblia Sagrada, Yonadav, Biblia, Yehonadav, Curiosidades, Histórias, Diversidades, Estrutura, Divulgação, Divisão, Versão, Versões, Disposição, Composição, Fatos, Particularidades, Classificação, Convenções, Interpretação, Cronologia, Contradições, Apócrifos, Deuterocanônicos, Livros, Mundo Biblia, Mundo Biblia, gratis, grátis, gratuito, de graça, novidades Gutenberg, Gutemberg, Guttemberg, Gideões Internacionais, SBB, Sociedade Bíblica do Brasil, Mestrando, Mestrado em Engenharia da Computação com ênfase em Redes de Computadores, USP, IPT - Instituto de Pesquisas Tecnológicas da Universidade de São Paulo, Brasil, MBA em Gestão de Tecnologia da Informação e Internet, TI, Informática, Uninove, Analista, Suporte, web, Desenvolvimento Internet, blog, website, site, página, Coordenador, Gerente, Supervisor, 30/jul/2002-09/mar/2003; 29/out/2005-24/mar/2006; CLA amor eterno; Jonadabe Ribeiro da Costa http://www.mundobiblia.k6.com.br/

0 Comments:

Post a Comment

<< Home