Mundo Bíblia (Jonadabe - Yonadav)

Tuesday, July 25, 2006

Bíblia Sagrada - Braile


A Bíblia Sagrada pode ser encontrada em diversos tipos de mídia (impressa, CD, CD-ROM, DVD e Fita Cassete, por exemplo). Agora tb é possível encontrar em Braile, a linguagem usada por deficientes visuais, q é baseada em uma escrita com pontos em relevo. Trata-se de um sistema mundialmente adotado p/ leitura através do tato por pessoas sem visão.

Assim, os deficientes visuais tb têm acesso à Bíblia sem depender de terceiros. A Bíblia em Braile (em português) é um projeto pioneiro no Brasil, conduzido pela SBB - Sociedade Bíblica do Brasil. A primeira edição foi lançada em 30 de novembro de 2002 pela SBB e, por ser um projeto dispendioso, é dependente primordialmente de doações.

Cada exemplar da Bíblia completa em braile é composto por 38 volumes mais um Guia de Leitura. Se todos os volumes forem empilhados, chaga-se a 2 metros de altura, aproximadamente; o peso é de cerca de 40 Kg. Os 66 livros foram produzidos a partir de um projeto editorial inovador, q resultou em um tempo recorde de 8 meses de produção; pelo método tradicional a produção leva cerca de 2 anos.

O projeto considerou detalhadamente as necessidades especiais do público alvo e, visando facilitar a leitura, aboliu-se abreviações e incluiu-se índice nos rodapés p/ q o leitor possa localizar rapidamente a que parte do texto bíblico a página corresponde. A Bíblia em braile foi feita com base no texto da "Nova Tradução na Linguagem de Hoje". O custo da coleção completa é de R$ 1.365,00 (encadernação espiral) e R$ 2.730,00 (encadernação capa dura).


A SBB mantém um cadastro dos deficientes visuais no "Programa de Inclusão do Deficiente Visual" q é desenvolvido pela entidade há mais de 13 anos e, a partir disso, faz distribuição de volumes a pessoas de todo o país. Além disso, há um projeto q visa atingir todas as bibliotecas públicas do país, onde um único exemplar será compartilhado democraticamente por vários leitores em cada uma dessas bibliotecas. Pelo alto custo de publicação, busca-se e espera-se o apoio financeiro de órgãos governamentais e não-governamentais p/ atingir o objetivo de produção e distribuição dos volumes a contento.

Para informações, cadastro, doações e contato:
SBB - Sociedade Bíblica do Brasil
Av. Ceci, 706
Tamboré - Barueri / SP
06460-120
Fone: 0800-162-164 ou (11)4195-9590 # Fax: (11) 4197-5733
Página Oficial - www.sbb.org.br
- Inclusão do deficiente visual
- Projeto Imprensa Braile

http://mundobiblia.blogspot.com/ Mundo Bíblia, Jonadabe Costa, Jonadabe R. Costa, Bíblia Sagrada, Yonadav, Biblia, Yehonadav, Curiosidades, Histórias, Diversidades, Estrutura, Divulgação, Divisão, Versão, Versões, Disposição, Composição, Fatos, Particularidades, Classificação, Convenções, Interpretação, Cronologia, Contradições, Apócrifos, Deuterocanônicos, Livros, Mundo Biblia, Mundo Biblia, gratis, grátis, gratuito, de graça, novidades Gutenberg, Gutemberg, Guttemberg, Gideões Internacionais, SBB, Sociedade Bíblica do Brasil, Mestrando, Mestrado em Engenharia da Computação com ênfase em Redes de Computadores, USP, IPT - Instituto de Pesquisas Tecnológicas da Universidade de São Paulo, Brasil, MBA em Gestão de Tecnologia da Informação e Internet, TI, Informática, Uninove, Analista, Suporte, web, Desenvolvimento Internet, blog, website, site, página, Coordenador, Gerente, Supervisor, 30/jul/2002-09/mar/2003; 29/out/2005-24/mar/2006; CLA amor eterno; Jonadabe Ribeiro da Costa http://www.mundobiblia.k6.com.br/

1 Comments:

  • At 5:35 AM, Blogger Profetico said…

    Lançada em 2002, a Bíblia em Braile passou por uma ampla reformulação para se adequar à Nova Grafia Braile para Língua Portuguesa. Para isso, toda a Bíblia foi refeita com os novos sinais propostos.

     

Post a Comment

<< Home