Mundo Bíblia (Jonadabe - Yonadav)

Tuesday, April 11, 2006

Estrutura da Bíblia - Composição e disposição


[Correlação]
Na ordenação e classificação dos livros há uma gradativa correlação. No Antigo Testamento, por exemplo, é possível observar relação entre Salmos (trata do portar do homem com Deus) e Provérbios (trata do portar do homem com o próximo). No Novo Testamento o exemplo é observado na relação entre as epístolas. Romanos (trata da salvação), I e II Coríntios (tratam da vida cristã disciplinada), Efésios, Filipenses e Colossenses (tratam da vida consagrada), I e II Tessalonicenses (tratam da segunda vinda de Jesus), I e II Timóteo e Tito (tratam de obreiros e ministérios) e I e II Pedro (tratam de provas e tribulações).

[Tema central]
Jesus Cristo (Lc 24:27,44 e Jo 5:39). Cinco palavras resumem o tema central da Bíblia, como resumo dos livros q a compõem: preparação, manifestação, propagação, explanação e consumação.
- Preparação = O AT trata da preparação do mundo p/ o advento de Cristo.
- Manifestação = Evangelhos tratam da manifestação de Cristo, como Redentor, ao mundo.
- Propagação = Atos dos Apóstolos tratam da propagação de Cristo por meio da Igreja.
- Explanação = Epístolas tratam da explanação de Cristo.
- Consumação = Apocalipse trata da consumação de todas as coisas por Cristo.

Jesus, seja em tipos, figuras, símbolos ou profecias é o tema central da Bíblia e, ao tomar ciência disso, duas frases resumem os testamentos.
AT = Jesus virá.
NT = Jesus já veio. (falando, obviamente, de sua primeira vinda - Redentor)

No q diz respeito aos livros, Jesus assume determinadas características de acordo com o q é expresso ao longo dos capítulos. Em Gênesis, Jesus é o descendente da mulher, conforme Gn 3:15. E nos demais livros Ele assume características renovadas entre si:
Gênesis = Descendente da Mulher
Êxodo = Cordeiro Pascoal
Levítico = Sacrifício Expiatório
Números = Rocha Ferida
Deuteronômio = Profeta
Josué = Capitão dos Exércitos do Senhor
Juízes = Libertador
Rute = Parente Divino
Reis e Crônicas = Rei Prometido
Ester = Advogado
Jó = Redentor
Salmos = Socorro e Alegria
Provérbios = Sabedoria de Deus
Cantares de Salomão = Amado
Eclesiastes = Alvo Verdadeiro
Profetas = Messias Prometido
Evangelhos = Salvador do Mundo
Atos = Cristo Ressurgido
Epístolas = Cabeças da Igreja
Apocalipse = Alfa e Ômega; o Cristo q volta p/ reinar
http://mundobiblia.blogspot.com/ Mundo Bíblia, Jonadabe Costa, Jonadabe R. Costa, Bíblia Sagrada, Yonadav, Biblia, Yehonadav, Curiosidades, Histórias, Diversidades, Estrutura, Divulgação, Divisão, Versão, Versões, Disposição, Composição, Fatos, Particularidades, Classificação, Convenções, Interpretação, Cronologia, Contradições, Apócrifos, Deuterocanônicos, Livros, Mundo Biblia, Mundo Biblia, gratis, grátis, gratuito, de graça, novidades Gutenberg, Gutemberg, Guttemberg, Gideões Internacionais, SBB, Sociedade Bíblica do Brasil, Mestrando, Mestrado em Engenharia da Computação com ênfase em Redes de Computadores, USP, IPT - Instituto de Pesquisas Tecnológicas da Universidade de São Paulo, Brasil, MBA em Gestão de Tecnologia da Informação e Internet, TI, Informática, Uninove, Analista, Suporte, web, Desenvolvimento Internet, blog, website, site, página, Coordenador, Gerente, Supervisor, 30/jul/2002-09/mar/2003; 29/out/2005-24/mar/2006; CLA amor eterno; Jonadabe Ribeiro da Costa http://www.mundobiblia.k6.com.br/

0 Comments:

Post a Comment

<< Home