Mundo Bíblia (Jonadabe - Yonadav)

Monday, April 10, 2006

Bíblia - Significado do nome, características e fatores históricos


Etimologicamente o vocábulo Bíblia significa "coleção de pequenos livros". O nome consta apenas na capa da Bíblia e foi aplicado às Escrituras primeiramente por João Crisóstomo, grande reformador e patriarca de Constantinopla (347-407 d.C.). Originalmente a palavra Bíblia (plural no grego) passou a ser singular nas línguas modernas devido ao fato de ser uma coleção de pequenos livros. Os gregos chamavam "biblos" a folha de papiro preparada p/ a escrita. Já um rolo pequeno de papiro chamavam "biblion" e o plural destes rolos chamavam "bíblia".

Trata-se de uma composição de 66 livros; 39 desses pertencem ao Antigo Testamento (ou Velho Testamento) e 27 ao Novo Testamento. O Antigo Testamento foi escrito em hebraico, com exceção de algumas passagens em Esdras, Jeremias e Daniel que foram escritas em aramaico. Já o Novo Testamento foi escrito em grego, com exceção do evangelho de Mateus, escrito em aramaico. Os livros deuterocanônicos foram escritos em grego.

A Igreja Católica usa uma Bíblia q contém 73 livros; são 7 livros a mais do q as Bíblias não católicas. A esses livros dá-se o nome de Deuterocanônicos, considerados apócrifos por evangélicos e judeus, geralmente. As diferenças são os livros de Tobias, Judite, I Macabeus, II Macabeus, Sabedoria, Eclesiástico (ou Sirácida) e Baruc. Possui, ainda, adições nos livros de Ester e Daniel. A Igreja Católica alega q os 7 livros a mais são pq seguem a Bíblia grega, enquanto evangélicos e judeus seguem a Bíblia hebraica. Os evangélicos e judeus se referem a esses 7 como apócrifos pq não foram inclusos na lista dos livros sagrados (cânon).

Em todo o caso, removidos os livros apócrifos/deuterocanônicos, as Bíblias usadas por católicos, evangélicos e judeus são idênticas. Basta conferir; as diferenças ficam por conta de variações de linguagem. As variações de linguagem e/ou sentido normalmente são atribuídas a perdas na tradução ou variação nas fontes originais. Para esclarecimento, portanto: os católicos chamam de protocanônicos os 39 livros do Antigo Testamento da Bíblia evangélica e judaica. Os 7 livros q evangélicos e judeus chamam apócrifos, católicos denominam deuterocanônicos. Os q evangélicos e judeus chamam pseudoepígrafos, católicos chamam apócrifos ou espúrios (um conjunto de livros não reconhecidos nem por evangélicos, nem por judeus, nem pela Igreja Católica).

Os livros são classificados por categorias q serão tratadas oportunamente nesse blog, assim como o Cânon. Há divergência, principalmente, sobre a datação das obras, além de incerteza sobre a autoria de alguns livros. Ainda assim, estima-se q a Bíblia tenha sido escrita ao longo de um período de 1600 anos aproximadamente, por 40 homens de diversas profissões, origens culturais e classes sociais (de humildes agricultores, pescadores até renomados reis). Ela teria começado a ser escrita por volta de 1500 a.C. e sido finalizada perto de 100 d.C.. O cardeal Caro (Hugo Saint Cher - abade dominicano), em 1250 d.C., dividiu a Bíblia em capítulos; mais tarde, houve a divisão dos capítulos em versículos em duas etapas. Em 1445 d.C., Rabi Mardoqueu Nathan dividiu o Antigo Testamento; em 1551 d.C., Robert Stevens dividiu o Novo Testamento.
http://mundobiblia.blogspot.com/ Mundo Bíblia, Jonadabe Costa, Jonadabe R. Costa, Bíblia Sagrada, Yonadav, Biblia, Yehonadav, Curiosidades, Histórias, Diversidades, Estrutura, Divulgação, Divisão, Versão, Versões, Disposição, Composição, Fatos, Particularidades, Classificação, Convenções, Interpretação, Cronologia, Contradições, Apócrifos, Deuterocanônicos, Livros, Mundo Biblia, Mundo Biblia, gratis, grátis, gratuito, de graça, novidades Gutenberg, Gutemberg, Guttemberg, Gideões Internacionais, SBB, Sociedade Bíblica do Brasil, Mestrando, Mestrado em Engenharia da Computação com ênfase em Redes de Computadores, USP, IPT - Instituto de Pesquisas Tecnológicas da Universidade de São Paulo, Brasil, MBA em Gestão de Tecnologia da Informação e Internet, TI, Informática, Uninove, Analista, Suporte, web, Desenvolvimento Internet, blog, website, site, página, Coordenador, Gerente, Supervisor, 30/jul/2002-09/mar/2003; 29/out/2005-24/mar/2006; CLA amor eterno; Jonadabe Ribeiro da Costa http://www.mundobiblia.k6.com.br/

0 Comments:

Post a Comment

<< Home