Mundo Bíblia (Jonadabe - Yonadav)

Friday, September 15, 2006

Rembrandt - Pinturas da Bíblia


Rembrandt é uma das grandes personagens da história da arte, em especial européia, estando inserido no contexto Barroco. Antes dele, não houve quem fizesse coisas comuns da humanidade terem uma conotação tão profundamente séria e interessante. Por essa razão ele se destacou não apenas como um pintor tecnicamente brilhante, mas tb mostrou um novo tipo de percepção.

Muitos o consideram o maior de todos os pintores; se por parte de alguns outros a admiração não for tão imensa, ao menos reverenciado como um dos grandes, ele sempre foi e é. O q poucos sabem é q Rembrandt pintou quadros relacionados a textos bíblicos em quantidade superior à média encontrada na arte. Trabalhou dentro da tradição superficialmente limitada da arte protestante holandesa, tendo jamais deixado sua terra natal.

Muitos pintores retrataram textos bíblicos com maestria em pinturas, como Leonardo da Vinci e Michelângelo (dentro outros), mas foi Rembrandt quem tornou esse um hábito comum a sua obra, abordando partes distintas do texto bíblico.

Rembrandt Hermans van Rijn era holandês e nasceu em 15 de julho de 1606, em Leiden; faleceu em 4 de outubro de 1669, em Amsterdam. Sua obra não se restringiu a retratação de textos bíblicos; compreendeu tb temas diversificados, retratos e auto-retratos. Esse último foi uma marca de Rembrandt, já q ele pintou muitos auto-retratos ao longo de sua vida, estimando-se mais de cem.

Aqui estão, então, algumas de suas pinturas. Notadamente, são apresentadas a seguir imagens q mostram suas pinturas relacionadas à Bíblia em maior número por ser esse o objetivo desse blog. A obra de Rembrandt, porém, é maior e possui muitas outras pinturas. Ele pintou obras relacionadas a textos bíblicos clássicos (como fizeram outros pintores) abordando temas como "Davi e Golias", "A crucificação de Cristo" e "O filho pródigo", sempre com uma visão diferenciada. Mas pinto temas pouco abordados por outros pintores como "A prisão de José acusado pela esposa de Potifar", "A festa de Belsazar" e "A tempestade no Mar da Galiléia".

P/ uma imagem ampliada, clique nas pequenas imagens abaixo.

Auto-retrato 1640Auto-retrato 1640Auto-retrato 1629
   
As Três CruzesTempestade Mar da GaliléiaRessureição de Lázaro
   
Descendo da CruzAbraão e IsaqueFesta de Belsazar
   
Soldados cegam SansãoEncontro em EmaúsDavi e Jônatas
   
Filho PródigoBetsabáJosé acusado pela esposa de Potifar
   
Paulo na PrisãoParábola do Homem RicoDavi leva a cabeça de Golias a Saul
   
   
http://mundobiblia.blogspot.com/ Mundo Bíblia, Jonadabe Costa, Jonadabe R. Costa, Bíblia Sagrada, Yonadav, Biblia, Yehonadav, Curiosidades, Histórias, Diversidades, Estrutura, Divulgação, Divisão, Versão, Versões, Disposição, Composição, Fatos, Particularidades, Classificação, Convenções, Interpretação, Cronologia, Contradições, Apócrifos, Deuterocanônicos, Livros, Mundo Biblia, Mundo Biblia, gratis, grátis, gratuito, de graça, novidades Gutenberg, Gutemberg, Guttemberg, Gideões Internacionais, SBB, Sociedade Bíblica do Brasil, Mestrando, Mestrado em Engenharia da Computação com ênfase em Redes de Computadores, USP, IPT - Instituto de Pesquisas Tecnológicas da Universidade de São Paulo, Brasil, MBA em Gestão de Tecnologia da Informação e Internet, TI, Informática, Uninove, Analista, Suporte, web, Desenvolvimento Internet, blog, website, site, página, Coordenador, Gerente, Supervisor, 30/jul/2002-09/mar/2003; 29/out/2005-24/mar/2006; CLA amor eterno; Jonadabe Ribeiro da Costa http://www.mundobiblia.k6.com.br/

0 Comments:

Post a Comment

<< Home