Mundo Bíblia (Jonadabe - Yonadav)

Wednesday, September 27, 2006

Bibliomancia e Caixa de promessas


Esses são dois assuntos q geram confusão de interpretação por parte alguns. Tanto em um caso como em outro há quem acredite q se podem achar informações q sejam encaradas como vereditos imutáveis, absolutos. Essa não é a linha de raciocínio ideal; como em tudo, é preciso parcimônia p/ se avaliar esses itens.

Por exemplo: não há hipótese de se encontrar um versículo "desagradável" em uma caixa de promessas, q são aquelas caixinhas como versículos bíblicos diversos pré selecionados p/ meditação. Tais caixinhas permitem ler um versículo a qq instante, sendo q o modo de escolha é aleatório. Mas como elas são criadas com o propósito de seleção de versículos e com destaque aos versículos q possam ser entendidos como alegres, dinâmicos e q injetem ânimo ao leitor, não haverá citações com reprimendas ou serveros alertas.

Desse modo, o leitor de um texto retirado de uma caixa de promessas não verá nada q contradiga o bom senso, ou q represente alguma dificuldade, ou q signifique confronto de idéias ou algo parecido. Verá, sim, versículos amigáveis. Isso não significa q eles não sejam verdadeiros, mas deve-se ter em mente q as verdadeiras promessas descritas na Bíblia não dependem de um versículo aleatoriamente lido.

O método de Bibliomancia é ainda pior e precisa ser combatido. Consiste em se abrir a Bíblia aleatoriamente e ler um versículo. Como a Bíblia é a palavra de Deus, há quem considere q esse método seja válido p/ se obter promessas divinas. Um método desse, aleatório e inadvertido como é, não tem fundamento bíblico ou científico algum. Pode-se, em circunstância disso, ler um versículo indiferente ao propósito de se obter respostas ou alento, ou ainda pode-se ler um versículo alegre e alentador (como na caixa de promessas), ou tb pode-se ler um versículo q seja uma reprimenda ou mesmo um severo tratado.

Como cada versículo depende do contexto, ler um versículo aleatório na Bíblia pode representar uma confusão de interpretação, dado o fato de q pode se tratar de uma benção ou de uma maldição. O contexto será útil e fundamental p/ uma correta interpretação. Há um conceito antigo q é primordialmente compatível no caso da Bíblia Sagrada: "Texto sem contexto é pretexto". Como a Bibliomancia é justamente a prática de abertura aleatória da Bíblia, o risco de se ler versículos "impróprios para o instante" é imenso. Essa é uma prática desnecessária e improdutiva, q não deve ser seguida ou disseminada.

Essa á uma discussão longa e q não será, obviamente, esgotada aqui. Tb não é esse o objetivo. O intuito é o de oferecer elementos mínimos p/ q se possa considerar essa uma prática ruim e descartável. Esse é um alerta aos q usam dessa prática (como já mencionado) e tb um alerta aos q não usam, p/ q estejam atentos e disponham de argumentos p/ auxiliar quem se utilize desse método auxiliando-os no convencimento a deixar de tal prática.

Contudo, dado o fato de q os versículos de uma caixa de promessa são versículos bíblicos (ainda q tenham de ser usados parcimoniosamente), segue uma lista com alguns locais na Internet em q existem versões virtuais desse recurso.

Caixa de Promessa - on-line
Local 01

Caixa de Promessa - download
Local 01
Local 02
Local 03
http://mundobiblia.blogspot.com/ Mundo Bíblia, Jonadabe Costa, Jonadabe R. Costa, Bíblia Sagrada, Yonadav, Biblia, Yehonadav, Curiosidades, Histórias, Diversidades, Estrutura, Divulgação, Divisão, Versão, Versões, Disposição, Composição, Fatos, Particularidades, Classificação, Convenções, Interpretação, Cronologia, Contradições, Apócrifos, Deuterocanônicos, Livros, Mundo Biblia, Mundo Biblia, gratis, grátis, gratuito, de graça, novidades Gutenberg, Gutemberg, Guttemberg, Gideões Internacionais, SBB, Sociedade Bíblica do Brasil, Mestrando, Mestrado em Engenharia da Computação com ênfase em Redes de Computadores, USP, IPT - Instituto de Pesquisas Tecnológicas da Universidade de São Paulo, Brasil, MBA em Gestão de Tecnologia da Informação e Internet, TI, Informática, Uninove, Analista, Suporte, web, Desenvolvimento Internet, blog, website, site, página, Coordenador, Gerente, Supervisor, 30/jul/2002-09/mar/2003; 29/out/2005-24/mar/2006; CLA amor eterno; Jonadabe Ribeiro da Costa http://www.mundobiblia.k6.com.br/

0 Comments:

Post a Comment

<< Home